Ícone do site

Cirurgia nas articulações eleva risco de infarto e trombose

Uma pesquisa realizada por médicos da Universidade de Boston, nos EUA, aponta que os pacientes de osteoartrite que passam por artroplastia — cirurgia de reconstrução das juntas — no joelho ou do quadril são mais propensos a risco de trombose e de infarto do miocárdio. O estudo foi publicado na revista médica “Rheumatology”, do Colégio Americano de Reumatologia.

De acordo com o estudo, a probabilidade de ataque cardíaco se eleva apenas durante o período pós-operatório, a maior sensibilidade ao problema é com os vasos sanguíneos que continua.

O novo estudo contou com o histórico médico de 27 mil pessoas, que foram acompanhados, com faixa etária aproximadamente aos 50 anos, no entanto, metade foi submetida a artroplastia.

Resultados mostram que no primeiro mês pós-operatório, o risco de infarto subia de quatro a oito vezes para os pacientes da cirurgia, porém, baixou com o tempo depois. Entretanto, o mesmo não ocorreu com a trombose.

Em comunicado à imprensa, o médico que liderou o estudo, Yiqing Zhang afirmou que o risco de longo prazo para ataque cardíaco foi insignificante, mas risco de coágulos no pulmão persistiu por anos após a cirurgia para reconstrução de quadril ou joelho danificados pela osteoartrite.

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem e os ossos que compõem as juntas se deterioram. Em casos mais graves, a artroplastia é o único meio de aliviar a dor e a rigidez nas articulações. Atualmente, estima-se que 1,8 milhão de pessoas sejam submetidas a artroplastia no mundo inteiro em cada ano.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile