O diretor do Butantan, Dimas Covas e o governador de São Paulo, João Doria, afirmou na manhã desta quarta- feira (28/04) que o instituto começou a produzir o próprio imunizante, a ButanVac, a partir de hoje.
De acordo com o governador João Doria (PSDB), a expectativa é que 18 milhões de doses estejam disponíveis ainda na primeira quinzena de junho e prontas para a distribuição, a depender do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os testes com o imunizante.
O Butantan espera a autorização da ANVISA para iniciar os testes clínicos da vacina Butanvac em humanos.
Se após os testes a vacina for aprovada, o Brasil não vai mais depender de insumos chineses ou indianos para suas vacinas contra a Covid- 19.
“É a primeira vacina contra o coronavírus produzida integralmente no Brasil, sem a necessidade de importar insumos. É um momento histórico para a ciência brasileira.” diz uma postagem no perfil do Twitter do Butantan.
“Esperamos senso de urgência por parte da Anvisa. Respeitamos ritos da ciência, mas é preciso menos burocracia e mais senso de urgência. O BR dá mais um importante passo na sua independência e em breve não dependerá de nenhum outro país para proteger os brasileiros contra a Covid.”, afirmou Dimas Covas, presidente do Butantan.
Jorge Roriz