Quem pensa que conviver em cidades ou países com temperatura baixa ou em lugares que tenha menos exposição da luz solar, possa ser algo saudável, pode estar enganado! O banho de sol é uma algo indispensável na vida da pessoa, pois além de proporcionar a produção de vitamina D, protege contra uma das piores formas do câncer – o pancreático. De acordo com o estudo, os casos de câncer são maiores em países em que há menos luz solar, e a menor quantidade de vitamina D pode ser a razão da doença. As informações são do site DaiyMail.
A pesquisa que contou com análises de 107 paises, foi publicada na revista “Bioquímica e Biologia Molecular”.
Segundo informações do autor do estudo e professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Cedric Garland, em alguns lugares do mundo, não é possível que o organismo produza vitamina D durante o ano todo. Ele ainda ressalta que em lugares mais frios, onde há mais nuvens no céu, os seres humanos não conseguem produzir vitamina D, o que resulta numa maior incidência de câncer pancreático. A deficiência da vitamina pode ser responsável pela doença, mas nada foi provado ainda.
De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa Contra o Câncer, os índices de câncer pancreático são maiores na Europa e na América do Norte.
L.O.