Imagens de satélites captadas pelo projeto MapBiomas revela que no Brasil, a área de favelas em centros urbanos cresceu 105% nos últimos 35 anos.
De acordo com o Instituto Locomotiva cerca de 17,1 milhões de pessoas vivem nas favelas brasileiras. Assim, somados o número chegaria a alcanaçar o quarto estado mais populoso do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e representa 8% da população nacional.
Além disso, a pesquisa revela que em 1985 o país acumulava 897 km² de favelas em centros urbanizados. Contudo, em 2020, o número saltou para 1.843 km² (número que equivale a 8,5 vezes o território do Recife).
Dessa forma, a analise mostra uma alta de 105%, maior do que o crescimento registrado de urbanização geral, que ficou em 95%. Do mesmo modo, o estudo aponta que a Amazônia lidera o crescimento de ocupações de favelas – 8,2% do crescimento urbano nessa região. Bem como, 45% da área urbanizada do estado do Amazonas são de área informais.
Contudo, estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE); em 2019 apontou que 5,1 milhões de domícilios eram ocupados no Brasil em mais de 13 mil aglomerados subnormais no país; espalhados em 734 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. 35% deste número estavam a mais de 2 quilômetors de um serviço de saúde.