OMS faz alerta aos viajantes

OMS faz alerta aos viajantes

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lembra a importância de as pessoas que planejam ir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. As Olimpíadas acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto no Brasil, seguidas das Paralimpíadas, marcadas para ocorrer entre 7 e 18 de setembro deste ano.

Nas Américas, a transmissão endêmica do sarampo foi interrompida em 2002 e a transmissão de rubéola em 2009. Em 2015, um comitê internacional de especialistas certificou que a região havia eliminado a rubéola e a rubéola congênita. Uma comissão internacional espera poder declarar a região livre do sarampo em um futuro próximo. Entretanto, os viajantes procedentes de países onde esse vírus circula que não se vacinaram podem reintroduzi-lo no hemisfério.

Noticias relacionadas:

OMS reafirma segurança nas olimpíadas

Golfista desistir de Olimpíada por medo do Zika

“É fundamental que todas as pessoas que viajarão para os Jogos estejam em dia com suas vacinas para poder manter a região livre do sarampo e da rubéola”, afirmou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.

A previsão é de que o evento atraia cerca de 500 mil visitantes e participantes de países de todo o mundo. Em 2015, 104 Estados notificaram casos de sarampo.

A OPAS/OMS recomenda a todos os viajantes que, além de garantirem as vacinas de rotina, considerem tomar vacinas adicionais, dependendo de seus itinerários.

Foto: OMS

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.