Ícone do site

7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da contaminação do ar

Segundo a OMS, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da contaminação do ar. Apenas 12% da população mundial vive em cidades consideradas com um ar limpo, e metade dos habitantes do planeta está em locais onde as taxas de poluição são mais de duas vezes a taxa considerada como razoável pela OMS.

As estatísticas mostram que uma a cada oito mortes no mundo está relacionada com a exposição a ambientes contaminados.Um levantamento publicado em 2012 aponta, que a situação de 3 mil cidades ao redor do mundo. Os índices de poluição em São Paulo são duas vezes superiores ao teto estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No restante da América Latina, a situação não é nada confortável. Em Santiago, no Chile, a taxa é de 29 microgramas, uma das cidades com a pior qualidade do ar entre as capitais regionais. Em Caracas, o índice chega a 25, contra 20 na Cidade do México.

Ainda de acordo com o Estadão, pelo mundo, os números mostram que a poluição está concentrada principalmente nos locais mais pobres. Em Dhaka (Bangladesh), a taxa é nove vezes superior aos limites da OMS, contra 13 vezes em Camarões.  Em alguns locais da Índia, a taxa chega a 17 vezes o nível estipulado como seguro, contra 8,5 vezes em Pequim ou quase 13 vezes em Xingtai (China).

Confira as doenças mais comuns associadas à poluição do ar:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile