Todo mundo tem algum grau de curvatura na coluna

No quadro “Saúde do Corpo”, do programa Saúde no Ar, Thiago Franco Freire, fisioterapeuta, fala sobre as curvas da coluna vertebral, denominadas de lordose, cifose e escoliose.

Thiago explica que a coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

A cifose, por exemplo, é a curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal. Segundo Freire, todo mundo tem algum grau de curvatura na sua coluna vertebral. No entanto, uma curva de mais de 45 graus é considerada excessiva.

Ouça o comentário completo de Thiago Franco Freire e saiba mais sobre o assunto, no áudio abaixo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.