Secretário culpa drogas pela violência

Secretário culpa drogas pela violência

 

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, apresentou o planejamento do governo baiano para a área, durante audiência pública no Senado nesta quarta-feira (11.11), atribuindo ao tráfico de drogas o fator determinante para o número de homicídios que ocorrem no estado.

Conforme o secretário, quem mais morre na Bahia são adolescentes e jovens de 12 a 29 anos por conta da violência causada pelo tráfico. Barbosa afirmou que 60% dos homicídios ocorridos em 2014 estão ligados às drogas e fazem parte da realidade dos últimos oito anos.

A decisão do governo baiano para combater o problema, conforme Teles Barbosa, foi a de reforçar as ações sociais especificamente para o público mais vulnerável, como a qualificação profissional, a prática de esportes e a música. Um exemplo, segundo salientou, é a oferta de aulas de piano na Base Comunitária de Segurança do Uruguai, em Salvador. Ele afirmou que em outro ponto da cidade, no Bairro da Paz, onde também existe base de segurança e promoção de ações sociais, não ocorre homicídios há mais de um ano.

Barbosa salientou que a segurança pública é uma questão que precisa de esforços nacionais, com investimento do governo federal e trabalho conjunto. Ele alertou o governo federal para a necessidade de ampliar as operações nas fronteiras do país, “evitando que armas e drogas entrem no território nacional”.

Reiterou, ainda, a necessidade de que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atenda o pedido do governo baiano para que haja transparência nos dados dos estados sobre homicídios pois, atualmente, a metodologia usada para contabilizar os números difere entre os entes federados. “Temos divergência de contabilidade e da forma de como são feitos os registros. É preciso que se estabeleça uma metodologia única para os estados”, defendeu Barbosa.

A audiência pública foi realizada pela CPI do Assassinato de Jovens, presidida pela senadora baiana, Lídice da Mata. Com informações da SSP-Ba.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.