Salvador registra 723 casos de tuberculose com 14 mortes em seis meses

Salvador registra 723 casos de tuberculose com 14 mortes em seis meses

Salvador registrou 723 casos de tuberculose com 14 mortes entre janeiro e julho desse ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela prefeitura. A doença, que muitos julgavam extinta, preocupa as autoridades de saúde locais, já que somente em 2015, 1.618 casos novos foram notificados e 130 pessoas morreram na capital baiana.

A situação é preocupante também nos demais municípios baianos. Em março, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a Bahia é o terceiro estado do país e o primeiro da região nordeste em número de casos de tuberculose. Somente entre 2013 e 2015, mais de 14 mil pessoas tiveram a doença no estado e 1,1 mil morreram.

Ainda conforme a secretaria, Salvador aparece como a terceira capital em número de casos da doença, com uma média de 2 mil novas notificações por ano. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por sua vez, criou o chamado “Grupo Condutor Municipal de Controle da Tuberculose”, para planejar ações de prevenção, promoção e assistência de reabilitação de pacientes.

Em cronograma a ser definido nos próximos dias, conforme a administração municipal, a equipe se reunirá para elaborar políticas públicas voltadas para o tema. O primeiro encontro ocorre na próxima segunda-feira (17). Uma das medidas a ser pensada é a descentralização do serviço de prevenção e diagnóstico da doença para ambientes onde haja pessoas vulneráveis à infecção, a exemplo dos lugares que concentram moradores de rua.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.