Rotary: 111 anos a serviço da vida

Rotary: 111 anos a serviço da vida

Conectando pessoas de diversos países há mais de 100 anos, o Rotary reúne membros que trabalham com seus clubes em ações humanitárias para vencer os desafios sociais. Todo trabalho é respaldado pelo Rotary Internacional e pela rede de rotarianos formada por líderes e profissionais de diversos segmentos que difundem a missão e valores da organização criada em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago.

No Brasil, o primeiro grupo surgiu no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1923 e dez anos depois os trabalhos foram iniciados na Bahia que hoje possui 96 associados, sendo o maior clube do distrito. O Rotary tem como objetivo desenvolver o companheirismo profissional, promover a ética e servir a comunidade ajudando a construir a paz mundial. Por essa ação, recebe o reconhecimento internacional sendo a única entidade não governamental além da Cruz Vermelha a ter lugar na Assembleia das Nações Unidas. Para Durval Freire Olivieri, Presidente Executivo do Hospital Martagão Gesteira e Governador Distrital do Rotary Clube nos anos 2011 e 2012, a lição do Rotary é clara: “se cada pessoa servir com ética a todas as pessoas sem fronteiras, todos serão mais felizes”.

Na área da saúde e promoção humana o Rotary participa de várias campanhas sociais entre elas a erradicação da poliomielite. Além de financiarem as vacinas, os membros participam das visitas e orientações às comunidades. A entidade mantém 4 unidades móveis itinerantes. A primeira em parceria com a Fundação José Silveira realiza atendimentos médico/ odontológico para centenas de pessoas em diversas comunidades de Salvador e interior no estado. A segunda oferece assistência aos familiares de pessoas com desordem do espectro autista e que precisam de apoio no processo de inclusão social. Outras duas unidades estão uma à disposição do combate à tuberculose em presídios e canteiros da construção civil e outra uma UTI neonatal para suporte aos programas de assistência de ventilação domiciliar a pacientes do Hospital Martagão Gesteira em parceria com o governo do estado.  Em breve a comunidade do Arraial D’ajuda também deve contar com uma unidade de transporte para o Hospital Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

No próximo dia cinco de março o estacionamento do Hospital Estadual da Criança vai receber mais uma ação.  O programa Rotary Saúde Móvel chega à comunidade de Feira de Santana em uma parceria com a Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil. A proposta é atender neste dia cerca de 100 famílias e desenvolver atividades lúdicas e educativas para crianças autistas.

O dia municipal do Rotary, proposto pelo rotariano e Vereador Arnando Lessa, vai ser lembrado em Salvador em uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias da Câmera de Vereadores, sexta-feira, 26 de fevereiro às 18h. A data serve para lembrar e propagar a ideia de todo rotariano: “servir mais do que ser servido” para a construção de uma sociedade mais justa, humana e com muito mais saúde.

Da redaçao do Saúde no Ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.