Pauta: Quinta

A festas juninas são as mais esperadas do ano. Suas comemorações incluem músicas, danças e comidas típicas. No entanto, neste período, é muito comum haver uma série de acidentes. Segundo o coordenador médico do SAMU, Antônio Fernando, as ocorrências mais comuns são o aumento do número de acidentes, na saída e chegada de salvador, e o crescimento do número de casos de queimaduras.

Certas práticas podem levar a acidentes e devem ser evitadas, como aproximar um produto inflamável, como álcool e querosene, de um fogo já aceso. Antônio Fernando alerta para o perigo de tentar aumentar o nível do fogo lançando álcool da garrafa, que pode levar a chama a atingi-la. Segundo ele, “a dica seria embeber um tecido e jogar esse tecido embebido no álcool no fogo já existente. Alguma ação à distância, em que a pessoa possa cumprir seu objetivo de acender a fogueira ou incrementar o fogo. ”

Em caso de queimaduras, o coordenador do SAMU diz que a primeira coisa a fazer é remover roupas e joias (caso a queimadura tenha sido na mão) e, sobretudo, não colocar pasta de dente ou gelos sobre o local queimado. O mais recomendável é lavar a pele queimada com água corrente, em temperatura média, cobri-la com pano limpo e encaminhar-se a um posto de saúde ou chamar o SAMU.

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.