Nova fábrica de medicamentos

Nova fábrica de medicamentos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da inauguração da Fábrica de Biotecnologia da LIBBS Farmacêutica, em São Paulo. A nova unidade irá produzir medicamentos biológicos à base de anticorpos monoclonais, principalmente, o Trastuzumabe, Rituximabe, Etanercepte, Bevacizumabe, Adalimumabe, Sirolimo e Tacrolimo – utilizados no tratamento de câncer e Artrite Reumatóide. A nova fábrica, que tem capacidade de produzir até 400 kg de biomedicamentos por ano e receberá um investimento do Governo Federal (BNDES e Finep) na ordem de R$ 560 milhões.

Nos primeiros seis meses a nova fábrica priorizará medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde, frutos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), programa do Ministério da Saúde, que estimula a produção de medicamentos por laboratórios nacionais, principalmente os insumos biológicos. O incentivo à produção nacional vai impactar diretamente na queda de custos.

Notícias relacionadas

Saneamento reduz gasto em saúde

Atualmente, mais da metade (51%) do que o Pasta gasta na compra de medicamentos é destinado para os produtos biológicos. “O orçamento do Ministério para compra de medicamentos é de R$ 15 bilhões, sendo que metade são medicamentos biológicos de alto custo. Então há necessidade de transferir tecnologia e produzir esses medicamentos de forma mais econômica aqui no país. É um grande avanço,” declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Atualmente, o Ministério da Saúde possui 81 parcerias vigentes com 18 laboratórios públicos e 43 privados que pesquisam 66 produtos (47 medicamentos, quatro vacinas e 15 produtos para a saúde). As PDPs vão transferir tecnologias para a produção de medicamentos, insumos e tecnologias estratégicas para a saúde, no prazo máximo de até dez anos.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.