Instinto animal

Instinto animal

Já parou para pensar como os animais sabem o que fazer em cada fase da vida? Existem espécies que se isolam quando sentem que vão morrer, os cachorros sabem quando seus donos estão chegando, as tartarugas recém-nascidas sabem que precisam caminhar até o mar para garantir sua sobrevivência, o nome disso é instinto animal. Os animais só têm o instinto e fazem bom uso dele em todos os momentos. Estudos indicam que os animais e as plantas têm uma natureza muito mais complexa e interessante do que a ciência é capaz de explicar.

Para pesquisadores, o instinto animal é uma forma de consciência primitiva. Os seres humanos também têm esse instinto, mas eles contam com a inteligência para auxiliá-los na sobrevivência. Já o animal é típico do comportamento, entretanto em relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie (acasalamento, busca de alimento, construção de ninhos, fuga). Os comportamentos instintivos podem assumir formas complexas, com longas sequências de ações especializadas para determinados, por exemplo, a reprodução e a alimentação de insetos.

Confira também:

Amor animal ajuda em tratamentos médicos

IBAMA devolve 275 mil animais à natureza

Os animais têm habilidades que os humanos perderam durante a evolução, especialistas acreditam que cães e gatos, contam com capacidades extra-sensoriais, assim como os papagaios, galinhas, gansos, répteis, peixes, macacos, cavalos e ovelhas. Os animais domésticos criam um tipo de conexão com os seres humanos e, por isso, são capazes de sentir quando seus donos precisam de ajuda ou de suporte emocional.

Comportamentos Instintivos nos animais:

Rituais de acasalamento

·         Migrações para Desova.

·         Cuidar da Cria

·         Em animais domésticos sabem quando os donos estão chegando.

Redação Saúde no Ar*

Taiane Silva

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.