Hospital da Cidade tem nova Comissão de Ética de Enfermagem

Hospital da Cidade tem nova Comissão de Ética de Enfermagem

Na última sexta-feira (24.07)) a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, deu posse aos novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) do Hospital da Cidade, em Salvador. A presidente falou aos profissionais de enfermagem sobre as atuações do Coren-BA, ressaltando o interesse da autarquia em fortalecer o conselho como tribunal de ética, além de divulgar e defender a lei do exercício profissional e o Código de Ética da Enfermagem.

Ética

Maria Luísa lembrou que o conselho foi criado para fiscalizar o exercício profissional de enfermagem e, consequentemente, garantir atenção à saúde com excelência, através da qualidade dos profissionais. Observou que esta forma de atuação também protege as categorias de enfermagem: “ao fiscalizarmos o quantitativo de pessoal de determinada unidade, por exemplo, estamos protegendo as categorias. A precarização dos vínculos de trabalho tem provocado o subdimensionamento de pessoal, um problema recorrente que tem chegado à fiscalização e que é hoje um dos principais focos de atuação conselho”.

Sobre as atribuições da Comissão de Ética a presidente esclareceu que, além do corpo de fiscais do Coren-BA, responsável pela fiscalização formal nas unidades, a CEEn também atua no acompanhamento do exercício profissional. “As comissões de ética se constituem também como agentes de fiscalização, agindo como um braço do conselho dentro da unidade de saúde. A comissão filtra problemas e conflitos que podem ser resolvidos administrativamente, sem precisar da interferência conselho”.

Fonte:Coren
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.