Esquema de saúde no Carnaval

Esquema de saúde no Carnaval

Para garantir assistência à população presente no Carnaval de Salvador, a prefeitura montará uma estrutura de 11 Módulos Assistenciais (postos de saúde) funcionando 24 horas nos circuitos oficiais. Essas unidades de atendimento contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, sendo 11 leitos tipo UTI, além da retaguarda de atendimento do Samu 192 e unidades de emergência/hospitais.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, serão instalados em locais de maior concentração de foliões e, consequentemente, ocorrências. O tipo III oferecerá 15 leitos, o tipo II 10 leitos e o tipo I cinco leitos. Todos contarão com um leito de estabilização, com equipamentos de suporte avançado.

Para otimizar a assistência das pessoas que sofrem fraturas faciais durante o Carnaval, diminuindo os riscos para o paciente, a estrutura assistencial contará com cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial.

Estarão ainda de prontidão 56 ambulâncias, oito motolâncias e veículos de suporte avançado Samu para remoção rápida de casos de urgência. Outras 14 unidades municipais fixas de Pronto-Atendimentos e uma Emergência Odontológica, no Dique do Tororó, funcionarão como retaguarda com assistência 24 horas durante a festa.

A estrutura conta com um quadro de recursos humanos que contempla mais de 10 categorias profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienizadores, administrativos, gestores de informação, assistência social, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, motoristas e cirurgiões, contabilizando cerca de 5.300 plantões durante os dias de folia com mais de 1.400 profissionais envolvidos, sendo 170 médicos.

Já a Vigilância Sanitária terá 12 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos com o objetivo de otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, além do comércio formal e informal de alimentos. O trabalho dos fiscais visa evitar surtos alimentares e intoxicações causados pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei.

Outra ação importante promovida pela SMS será a de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. A estratégia do Programa Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DSTs) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público através de duas unidades: no Multicentro Carlos Gomes e num módulo montado exclusivamente para estratégia na Rua Dias D’Avila, próximo ao Farol da Barra. Equipes de rua também auxiliarão na prevenção com a distribuição gratuita de 2 milhões de preservativos aos foliões.

Para prevenir que baianos e turistas contraiam doenças através do consumo de água imprópria durante o Carnaval, a Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) também atua fiscalizando camarotes, hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes, postos de saúde e pontos de distribuição instalados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nos circuitos oficiais. A Visamb promove ainda o monitoramento do ar através do projeto Vigiar, que permite acompanhar os níveis de poluentes em suspensão nos pontos de maior concentração de pessoas.

O projeto tem intensificado as fiscalizações nos principais estabelecimentos que têm sido alvo de denúncias oriundas da comunidade por emitir indiscriminadamente poluentes no ar como padarias, churrascarias, pizzarias e fábrica de tintas. Já a Vigilância Sanitária fixará dez praticáveis, além de dois pontos de apoio espalhados estrategicamente pelos circuitos oficiais com objetivo de garantir, principalmente, a qualidade dos alimentos comercializados durante a folia e o descarte correto dos dejetos dispensados pelos trios elétricos e carros de apoio.

Para o enfrentamento das arboviroses, agentes de combate às endemias e técnicos da Vigilância Epidemiológica estarão de plantão nos dias da festa para notificação de casos suspeitos de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, bem como, a realização do bloqueio imediato dos focos do Aedes aegypti na região das possíveis ocorrências.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.