Cuidados com a dentadura

Cuidados com a dentadura

As dentaduras, como são popularmente conhecidas, não duram muito em comparação a outros tratamentos de reposição dentária, a exemplo dos implantes, mas o baixo custo e a possibilidade de limpeza externa são vantagens a serem analisadas. A fim de que os pontos positivos na escolha se sobressaiam, é preciso ter em mente que a duração de uma prótese dentária removível não depende apenas do acompanhamento de um dentista. Cuidar bem da dentição móvel e saber como higienizá-la faz toda a diferença.

Confira tambem:

Estética dental pode prejudicar a saúde

Tratamento dentário em casa

Um dos problemas mais comuns envolvendo esse tipo de prótese é a possibilidade alta e real de queda, que destaca o ponto negativo da fragilidade. No momento da higienização, a fim de evitar o infortúnio, tampar o ralo da pia e enchê-la com um pouco de água antes da escovação é uma dica real e que pode evitar fissuras. Dessa forma, caso a dentadura caia durante esse processo, a água acumulada irá amortecer a queda e evitar a fratura da prótese. Seguindo a mesma estratégia, é importante evitar a lavagem da estrutura no momento do banho.

Além disso, no momento da limpeza, deve-se ter atenção com o produto a ser utilizado. O creme dental é uma das escolhas mais comuns, porém os abrasivos das pastas deixam o acrílico da prótese opaco e áspero com o passar do tempo, facilitando o aparecimento de manchas por alimentos. Ademais, outros produtos, como bicarbonato e água sanitária, também não são recomendados. Por conta disso, o sabão de coco é uma alternativa viável para a limpeza.

É importante salientar que essas próteses demandam higienização rotineira, mas que não podem ser feitas de qualquer maneira. Dessa forma, há escovas específicas que possuem cerdas dos dois lados, facilitando a limpeza tanto da parte interna quanto da parte externa. Por conseguinte, a estrutura deve ser escovada até que fique lisa com o uso de água, desde que não seja quente para não danificar o material com as altas temperaturas, a fim de que todos os resíduos sejam retirados.

Por fim, tão importante quanto à higienização da dentadura é a assepsia da boca. E isso vale até para as pessoas que não possuem nenhum dente. É importante limpar os tecidos bucais utilizando escovas macias, limpador de língua e antissépticos bucais.

Redação Saúde no Ar*

(M.M)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.