Centro Dia para crianças com microcefalia

Centro Dia para crianças com microcefalia

A Bahia já conta com  o primeiro Centro Dia  para crianças com microcefalia. A unidade inaugurada em Salvador, vai funcionar no Edifício Cosmopolitan Mix, situado no parque Bela Vista. No local, as mães poderão contar com infraestrutura e uma equipe profissional multidisciplinar especializada para atender a 60 crianças por dia e a até 150 usuários por mês. Incluem-se no equipamento salas de descanso, de reunião, de desenvolvimento pedagógico, além de espaços lúdicos, recepção, refeitório e banheiros adaptados.

Durante a  inauguração  que contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o prefeito ACM Neto reafirmou o compromisso com as famílias que tiveram de lidar com a síndrome congênita ocasionadas pelo Zika Vírus. “Esse é um compromisso que nós temos com essas famílias, sobretudo, com as mães. Não há como deixar de ter um olhar muito especial para as crianças com microcefalia. Este é o primeiro Centro Dia da Bahia e o objetivo é dar toda a assistência às crianças e às famílias que foram vítimas do Zika Vírus. A partir de agora, elas terão todo o apoio para garantir que essas crianças possam ter uma boa qualidade de vida”, afirmou.

A ideia é fazer um trabalho integrado com assistência social, educação e saúde de maneira que, tanto as crianças como as suas famílias possam ter esse apoio por parte do poder público.

O ministro Osmar Terra parabenizou o prefeito pelo investimento realizado na área social. “ Num país desigual como o Brasil, onde há muita gente pobre, o trabalho social cumpre um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida. O Centro Dia, nasce com o objetivo de apoiar as crianças, mas também as mães, que abdicam de tudo para dar atenção integral aos filhos”.

Segundo o ministro, há no Brasil mais de 3 mil crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Vírus Zika. Em Salvador, até agosto desse ano, 251 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A presidente da Associação de Pais de Anjo, Íngrid Graciliano, ficou feliz com a entrega do espaço. “Nós estamos muito agradecidas, pois realmente precisávamos de um centro que proporcionasse atividades lúdicas para as nossas crianças, que trouxesse, na verdade, acolhimento”, concluiu.

 

O centro atende prioritariamente às crianças com microcefalia e deficiências associadas, com idade entre 0 e 6 anos  . O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  A Unidade oferece equipe multidisciplinar composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e auxiliares, que dedicarão atenção exclusiva às crianças e seus familiares. Para contar com o benefício, as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal e serem beneficiárias do Benefício por Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS).

 

Novos passos:

Também está em construção o primeiro Centro Municipal de Assistência às Crianças com Deficiência, no Subúrbio Ferroviário. Com investimento de R$ 30 milhões, o espaço se chamará Subúrbio 360 e terá atividades culturais e uma Escola Laboratório onde as crianças poderão ter acesso à alta tecnologia no contraturno da educação formal.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação

Foto:  Divulgação

Redação Saude noar

 

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.