Captação de órgãos no Hospital Roberto Santos salva crianças em Brasília

Captação de órgãos no Hospital Roberto Santos salva crianças em Brasília

Uma captação de múltiplos órgãos, realizada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) nesta quinta-feira (23), poderá salvar até quatro vidas em Brasília. Isso porque, graças à decisão da família de uma criança de 10 anos que teve a morte encefálica diagnosticada na unidade, em Salvador, serão doados rins, fígado e coração.

A captação de órgãos acontece por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). O suporte da Cihdott ocorre desde a abertura do protocolo, independente da escolha dos familiares. No entanto, somente quando constatada a morte encefálica, a equipe realiza entrevista com os acompanhantes.

Ser doador- Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.