Câncer e Alimentação

Câncer e Alimentação

Receber o diagnóstico de câncer traz muitos medos e dúvidas principalmente relacionadas a alimentação. Dentre elas as mais frequentes são sobre os alimentos proibidos e permitidos durante o tratamento oncológico. Evidências mostram que uma nutrição inadequada é responsável por 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil, no entanto, é a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.

Os tratamentos usados no combate ao câncer (cirúrgicos, quimioterápicos, radioterápicos e o transplante de medula óssea – TMO), podem produzir efeitos colaterais. Dentre estes efeitos, os associados à nutrição são: redução do apetite, alteração do sabor dos alimentos, náuseas, vômitos e alterações do funcionamento intestinal.

Além de ter conhecimento sobre os prováveis efeitos colaterais do tratamento oncológico, o paciente precisa ser informado também dos cuidados com a higiene no preparo dos alimentos.  Muitos pacientes apresentam redução da imunidade durante o tratamento, estando mais susceptíveis às infecções. Portanto, é de extrema importância lavar e higienizar bem as frutas e vegetais, deixando-os de molhos em soluções cloradas, e ter bastante cuidado no consumo de alimentos fora de casa, pois não se tem certeza da qualidade microbiológica e boas práticas de manipulação destes alimentos; consumir sempre os alimentos bem cozidos, evitando as gemas de ovos moles, carnes cruas ou mal assadas, pois podem ser fontes de contaminação.

O assunto foi tema do Quadro “Comer e Ser” desta segunda-feira (23/10), no Programa Saúde no Ar.

Ouça o áudio completo da nutricionista Luciana Araújo, no áudio abaixo:

Luciana AraújoLuciana Araújo – Nutricionista formada pela UFBA; Especialista em Nutrição Clínica sob forma de residência; Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional; Pós Graduanda em Nutrição e Oncologia; Atualmente atua na área de oncologia, responsável pelos ambulatórios de oncologia e Atendimento clínico geral na CLIDERM.

Fonte: Luciana Araújo (nutricionista)

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.