Câncer cresce no mundo

Câncer cresce no mundo

Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta-feira (12) nesse ano o câncer irá tirar a vida de mais de 9 milhões de pessoas. A Globocan lançou um relatório que detalha as principais características e a taxa de mortalidade dos tipos de câncer.A Agencia Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) disse que os casos crescentes de câncer se deve a diversos fatores, como o desenvolvimento social e econômico e as populações mais velhas e com maior número.

O câncer é a segunda principal causa de óbito no mundo, ele foi responsável por 8,8 milhões de mortes no ano de 2015. Aproximadamente 70% desses casos ocorreram em países de baixa e média renda, cerca de um terço das mortes são provocadas por alto índice de massa corporal, pouco consumo de frutas e vegetais, sedentarismo, uso de álcool e tabaco.

Segundo a OMS as causas mais comuns podem ser:

  • pulmão (1,69 milhão de mortes)
  • fígado (788 mil mortes)
  • colorretal (774 mil mortes)
  • estômago (754 mil mortes)
  • mama (571 mil mortes).

O relatório do IARC diz que os esforços de prevenção podem ter ajudado a reduzir a taxa de incidência de alguns tipos de câncer. Politicas eficientes que estimulem a prevenção e o diagnóstico precoce devem ser implementadas urgentemente para um controle maior da doença.

 

Foto: Internet

Fonte: OMS

Redação Saúde no Ar (AN)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.