Banhos de ervas

No quadro “Fitoterapia e Saúde”, do programa Saúde no Ar, Karine Fiais, nutricionista, dá dicas de como usar as plantas em banhos medicinais. Os banhos de ervas curativas ou embelezadoras são usados desde a antiguidade. Segundo dados de instituições de pesquisas, em torno de 5 mil, dentre 25 mil espécies amazônicas, já estão catalogadas e suas propriedades são estudadas. Mais de 25% dos medicamentos são de origem vegetal. As plantas medicinais sempre foram estudadas, com o intuito de buscar novos princípios ativos de ação terapêutica e farmacológica.

Segundo Karine, os banhos com ervas são fáceis de preparar e tem sua ação rápida. O mais indicado é que o banho seja feito com ervas in natura e não as compradas secas ou trituradas. As ervas frescas mantêm suas substâncias e nutrientes que promovem as ações de curar.

Já as ervas secas ou trituras, encontradas em supermercados ou mesmo feiras livres, que foram armazenadas ou secas ao sol, perdem seus princípios ativos e não tem a mesma eficácia que a erva in natura.

Ouça o comentário completo da nutricionista Karine Fiais, no áudio abaixo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.