Alimentando a autoestima

Alimentando a autoestima

O quadro Saúde Integrativa, na série “Alimentando a autoestima”, aborda a auto aceitação e a responsabilidade por si mesmo, com Ana Cristina e Rúbia Natali, nutricionistas, terapeutas e coaches.

Veja o texto na integra:

Começamos relembrando que além da autoestima temos a necessidade de alimentação, vestimenta, repouso, moradia; segurança, emprego, saúde; do amor nos relacionamentos; da realização pessoal e principalmente, do sentido de direção da própria vida. Quando nos falta a autoestima, não gostamos de nós mesmos, não nos aceitarmos como somos e não assumimos responsabilidade pelos nossos atos e escolhas.

Quando eu aceito a mim mesmo, quero dizer: “estou do meu próprio lado, a meu favor, digamos assim”. É um relacionamento que tenho comigo mesmo de forma pacífica e administrando os conflitos que possam existir, me acolhendo, perdoando os equívocos e seguindo em frente em nova atitude diante dos fatos da vida. Vamos dar um exemplo: quando eu não gosto de estar me sentindo ansioso ou inseguro e decido aceitar que isto é um fato e uma condição que pode ser modificada ou melhorada, isto me impulsiona ao desejo de buscar ajuda e mudar o que for possível, e de forma autoresponsável.

Então caro ouvinte só existe uma pessoa que pode escolher ter consciência da própria vida e ser responsável pela própria felicidade, essa pessoa é você mesmo. Concorda? Faz sentido pra você que assumir responsabilidade por seus atos te fortalece e coloca sua vida de volta em suas mãos? Pois é, assim passará a ser sujeito e não vítima das circunstâncias da vida. Caso necessite de ajuda, busque um apoio profissional de sua confiança. Então segue um alerta importante: da mesma forma que podemos fazer exercícios físicos para nosso bem estar, os exercícios mentais realizados com vontade e dedicação são essenciais para a mudança de comportamento e melhoria da saúde mental, emocional e física.

Vão aí algumas dicas para exercitar a mente e cuidar da sua saúde praticando diariamente autoaceitação e a responsabilidade por si mesmo, sugerimos que você possa praticar as seguintes afirmações: aceito que sou responsável pelo aumento de minha autoestima e saúde; sou responsável por escolher os valores pelos quais vivo; aceito que cuidando de meus pensamentos e sentimentos estou sendo responsável pela minha saúde integral.

Ouça o quadro compelto:

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.