ABRIL VERDE: Conselhos de Medicina integram campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho

ABRIL VERDE: Conselhos de Medicina integram campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho

abril_verde_gd-268x268

No mês de prevenção de acidentes do trabalho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com o Ministério do Trabalho (MTE), da Previdência Social, Saúde, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho aderiu ao movimento Abril Verde.

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade, especialmente empregadores e trabalhadores, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Ferimentos, doenças e mortes causados pelo trabalho geraram uma despesa estimada em R$ 71 bilhões em 2015, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE.

Durante o mês de abril, quando é celebrado no dia 28 o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a sede da autarquia será iluminada na cor verde. De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, “a medicina pode oferecer excelente contribuição à prevenção dos acidentes de trabalho e à melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. Os médicos têm papel relevante no processo de prevenção às doenças e acidentes ocupacionais. Essa é uma missão a ser cumprida com dedicação em prol da saúde dos trabalhadores brasileiros”.

Abril Verde – O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.