Evite o envenenamento

Evite o envenenamento

Toxicologia é definida como ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. É a interação entre o indivíduo, um agente químico e o meio ambiente que pode resultar em problema como envenenamento. A maioria dos acidentes acontece no meio  doméstico, envolvendo crianças e idosos.Nos últimos anos, registros do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), apontam que o maior número de intoxicações aconteceu por medicamentos, seguido de agrotóxicos e por animais peçonhentos, principalmente serpentes.

O brasileiro tem uma característica  que é determinante para esta situação: o pensamento voltado excessivamente para os remédios e em alguns casos prescrições indevidas,  o que indica uma necessidade do uso racional de medicamentos. De acordo com especialistas, 50% dos medicamentos são prescritos ou usados de forma inadequada o que ocasionam um número considerável de mortos.

O Ciave  é responsável pela normalização, regulação e controle de atividades ligadas à toxicologia; orientação toxicológica em geral para prevenção; diagnóstico e tratamento de intoxicações exógenas; atendimento médico de urgência e acompanhamento de pacientes intoxicados; realização de análises toxicológicas de urgência em pacientes atendidos na rede pública de saúde e monitoramento terapêutico de fármacos; manutenção do laboratório de animais peçonhentos e controle e manutenção de bancos de antídotos, entre outras atividades relacionadas à toxicologia.

O serviço conta ainda com o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), criado em 2007, que além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares de pacientes que tentaram suicídio.

FOTO CIAVEO assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (01), das  8:00h às 9:00h, na Rádio Excelsior AM840. Patrícia Tosta conversou  com o Farmacêutico e o coordenador técnico do Ciave, Jucelino Nery Filho.

Ouça entrevista na íntegra:

Em caso de emergência ou dúvida sobre envenamento  entre em contato com o Ciave:

Disque-Urgência Toxicológica (24 horas) 800 284 4343

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.