10 causas para falta de desejo sexual

10 causas para falta de desejo 
A falta de desejo sexual pode estar ligada a vários motivos. De disfunção sexual à problemas de relacionamento. Segundo levantamento feito pelo Ambulatório de sexualidade de ginecologia da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), a baixa libido é a queixa principal de 65% das mulheres. Sendo os fatores emocionais os campeões e a monotonia sexual a primeira razão.

O chamado desejo sexual hipoativo é a falta de interesse pela atividade sexual em si, a ausência de pensamentos e fantasias eróticos ou sexuais, resistir em iniciar qualquer atividade sexual e recusar os convites sexuais.

Fique atento com a forma de avaliar se está com baixo desejo sexual. Pois, mudanças de intensidade e quantidade de desejo sexual são inevitáveis no percurso da vida.

Relacionamentos, stress, fases do desenvolvimento humano, alterações hormonais, uso de medicamentos, tudo interfere no desejo. E, como nada permanece igual, o mesmo acontece com o desejo sexual.

Causas comuns da falta de desejo sexual
1. A falta de intimidade genuína com o parceiro pode acabar matando o desejo sexual. Se não há espeço ou mesmo se, por vergonha, o casal pula todas as carícias, preliminares e fantasias e parte direto para a transa em si, pode transformar a transa em algo mecânico e desinteressante.
2. Estresse no trabalho ou no cotidiano agitado também é motivo comum pela baixa libido, já que a condição afeta mente e corpo, diminuindo o desejo e a disposição para o sexo.

3. Negligenciar o corpo, comendo mal e deixando de praticar exercícios, pode acabar levando à falta de desejo sexual. E não apenas por questões estéticas, mas sim um cuidado pessoal que garante autoestima e, consequentemente, mais prazer na vida.

4. A chegada do filho no casamento também altera a rotina sexual e, passar a viver somente para as crianças, ignorando o parceiro e a importância de intimidade, pode afetar a libido no relacionamento.

5. Condições físicas e biológicas podem influenciar a libido. Doenças cardíacas e baixos níveis de testosterona, por exemplo, são fatores que precisam ser acompanhados por médicos para evitar que a falta de desejo comprometa a relação.

6. O uso de determinados medicamentos, como antidepressivos, por exemplo, também afeta a libido e consultar o médico para conhecer possíveis substituições é essencial para melhorar a vida sexual.

7. Consumo abusivo de álcool e drogas são outros fatores que levam à baixa libido e compromete, claro, toda a saúde

8. É possível ainda que a baixa libido seja reflexo de falta de interesse no relacionamento amoroso. Se os parceiros sentem que não possuem mais paixão um pelo outro ou se mostram insatisfeitos com a vida a dois podem não mais querer investir em intimidades.

9. Até mesmo o consumo excessivo de pornografia pode fazer com que um dos parceiros perca a vontade de transar. O acesso frequente e a conteúdos eróticos pode fazer com que a satisfação através da masturbação minimize as relações sexuais completas.

10. Insônia ou distúrbios de sono também podem atrapalhar a vida sexual. Quando você dorme mal ou pouco, sofre com diversas alterações hormonais e emocionais que afetam todo o organismo, incluindo a libido

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.